Rota do Contrabando

Percurso pedestre entre Montalvão e Cedillo, pelo Rio Sever.

Convívios de Pesca Desportiva

Realização e participação de convívios de Pesca Desportiva.

Passeios e Provas de BTT

Organização e participação em provas e passeios de BTT.

Torneios de Matraquilhos

Torneios Desportivos Diversos (sueca, dardos, matraquilhos entre outros.

Torneios de Ténis de Mesa

Realização e participação em torneios.

Andebol

Participação no campeonato de Andebol.

Torneio de Matraquilhos Humanos

Realização de torneios desportivos.

Trail de Nisa

Trail Running Vila de Nisa.

domingo, 31 de março de 2013

Programa Gentes da Gente na XIV Rota do Contrabando

O Contrabando foi uma prática ilegal do transporte e comercialização de mercadorias e bens de consumo de venda proibida por lei. Foi pelas terras de Espanha e de Portugal, que Portugueses e nuestros Hermanos faziam essas trocas e levavam as Gentes do antigamente a percorrer quilómetros e mais quilómetros para as suas sobrevivências. Esta prática era ilegal, mas a necessidade de uma vida melhor fazia com que se realizasse, não havia outro remédio. Uns era até presos, fugiam, era na noite por entre serras, ribeiros, que as grandes caminhadas aconteciam. A Inijovem, Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa, promoveu esta Rota e já lá vão 14 edições. Foram 17 quilómetros a subir e descer pelas serras, a atravessar ribeiros e o rio Tejo também, a escorregar por terrenos enlameados e a registar as aventuras que vão ficar na memória. Mas se para os 450 participantes foi bonito e imaginem como era para os Contrabandistas, que percorriam estas distâncias com as mercadorias às costas. Sábado 30 de Março, das 7 às 9h, a não perder as várias histórias dos Contrabandistas e esta Aventuras por terras de Espanha e Portugal. GENTES DA GENTE " A nossa maior riqueza, são as nossas Gentes"!!!
Veja este vídeo no MEO Kanal nº 851588

sábado, 30 de março de 2013

XIV Rota do Contrabando: A Grande Rota!

06Realizou-se no dia 23 de Março de 2013, entre Cedillo e Montalvão, a XIV edição do percurso pedestre transfronteiriço em travessia Rota do Contrabando! Foi uma organização da Associação INIJOVEM de Nisa, em parceria com a empresa de animação turística Extremo Positivo e com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Contou com os apoios institucionais do Município de Nisa, do Ayuntamiento de Cedillo e da Junta de Freguesia de Montalvão. Apoiaram também este evento diversas empresas e casas comerciais da região.
Numa altura em que o cenário generalizado de crise fazia antever um decréscimo de participantes, como se veio a verificar noutros eventos de referência, como na Rota do Imperador e nos 12 km Manteigas-Penhas Douradas (onde a secção de caminheiros marcou a sua presença), a Rota do Contrabando refletiu precisamente o contrário, batendo o recorde de inscrições desde a sua a primeira edição em 2000, com 450 caminheiros inscritos, para gáudio da Organização.
Nem a instabilidade do tempo afastou os participantes que compareceram em massa para realizar uma das rotas mais duras em termos técnicos e físicos, mas também uma das mais espetaculares. Após o briefing inicial, o percurso iniciou junto ao Centro Cultural “El Cason” e percorreu até ao Tejo a GR113, seguiu-se um trajeto de barco para atravessar os rios Tejo e Sever, junto à Barragem de Cedillo. Já em solo português o percurso seguiu junto ao Tejo e depois junto à Ribeira de S. Simão, afastando-se desta em direção ao Monte da Fajã. O percurso continuou depois pela Ermida de Nossa Senhora dos Remédios terminando em Montalvão no recinto das Festas. Decorreu em seguida um almoço convívio com boa gastronomia e vinho da região, onde não faltou o porco no espeto, muita animação musical e entrega de lembranças.
Um terreno bastante pesado marcou esta XIV Rota do Contrabando e a subida repentina do caudal da Ribeira de S. Simão obrigou a Organização a ativar um plano B, dado que o passadiço colocado no leito da Ribeira submergiu. Em virtude destes fatores o percurso acabou por ficar com mais 2 km (19,5 km) em relação ao traçado inicial (17,5 km). Paisagens únicas, trilhos selvagens, um terreno muito técnico, a travessia de barco são apenas alguns exemplos dos pontos fortes desta rota que, aliados, ao convívio transfronteiriço e à partilha de experiências e de vivências, transformaram este percurso num dos mais sensacionais de sempre.
Para que tudo isto fosse possível muito contribuíram todos os que, de forma direta ou indireta, deram o seu apoio incondicional. Foram cerca de 50 pessoas: guias no terreno, 2 enfermeiros, elementos da Proteção Civil Municipal, Bombeiros, 8 barcos, 4 viaturas TT, 3 autocarros (1 dos quais alugados dado o elevado número de participantes), 2 viaturas de apoio ao secretariado, pessoal da cozinha, pessoal do secretariado e relações públicas, enfim muitos colaboradores, grande parte voluntários e associados da INIJOVEM, a quem a Direção presta a sua homenagem e agradece encarecidamente todo o apoio.

Muito Obrigado a todos os Patrocinadores, Parceiros e Caminheiros.

Texto: Sérgio Cebola
Fotografias: Hugo Mendonça

quinta-feira, 28 de março de 2013

Termas da Fadagosa de Nisa Oferecem Hidromassagem Seca ou Jacuzzi ou Sauna aos participantes na “XIV Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando”

A Inijovem informa todos os participantes da “XIV Rota do Contrabando/Ruta del Contrabando” que têm direito à oferta das Termas de Nisa, patrocinador da Rota. Para usufruir da oferta basta entrar em contacto com as Termas de Nisa e efetuar a marcação. A listagem dos participantes já foi entregue nos serviços do complexo termal.

Oferta:
Hidromassagem Seca ou Jacuzzi ou Sauna + 20% de desconto nos restantes tratamentos de SPA.

A oferta é válida até 31 de Maio de 2013

Contactos Termas de Nisa:
Correio electrónico

Geral:  geral@termasdenisa.pt
Marcações: geral@termasdenisa.pt

Telefones
Telefone: 245 799 050
Fax: 245 799 059
Móvel: 927 814 393/4

Morada:
Ternisa, E.M. – Apartado 90
6050-909 Nisa
Lage da Prata
Fadagosa de Nisa
6050 Arez

Coordenadas GPS
Latitude: 39º 27’10.09” Norte
Longitude: 7º 41’ 43.41” Oeste