Rota do Contrabando

Percurso pedestre entre Montalvão e Cedillo, pelo Rio Sever.

Convívios de Pesca Desportiva

Realização e participação de convívios de Pesca Desportiva.

Passeios e Provas de BTT

Organização e participação em provas e passeios de BTT.

Torneios de Matraquilhos

Torneios Desportivos Diversos (sueca, dardos, matraquilhos entre outros.

Torneios de Ténis de Mesa

Realização e participação em torneios.

Andebol

Participação no campeonato de Andebol.

Torneio de Matraquilhos Humanos

Realização de torneios desportivos.

Trail de Nisa

Trail Running Vila de Nisa.

sábado, 29 de setembro de 2012

Andebol na INIJOVEM época 2012/2013

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Percorrer, de sul a norte do concelho de Nisa, o Caminho de Santiago

Numa altura em que se perspetiva para breve a sinalização e marcação da passagem do Caminho de Santiago pelo concelho de Nisa, a Inijovem, através da sua Secção de Caminheiros, antecipou emoções e vontades e, seguindo o mote já dado pela Associação Nisa Viva num passado recente, proporcionou aos seus associados, no fim de semana de 22 e 23 de Setembro de 2012, a oportunidade de realizarem a travessia pedestre desta mítica rota, pelo percurso em que esta atravessa o concelho de Nisa.
Aceitaram o desafio 25 caminheiros que durante 2 dias “vestiram” a pele de peregrinos e partilharam um pouco da experiência e vivência das peregrinações a Santiago de Compostela, na Galiza. Entre os participantes encontravam-se alguns peregrinos já com algum traquejo em termos de travessias até Santiago de Compostela que foram partilhando algumas das suas aventuras na rota jacobeia. No 1º dia realizou-se a ligação entre as poldras da Ribeira de Sor (sentido Vale do Peso/Alpalhão) e início do Caminho no concelho de Nisa, até ao Largo da Fonte de Cruz em Nisa, percorrendo-se 15,5 km. O reabastecimento ocorreu junto à antiga Casa dos Cantoneiros (E.N.18), onde todos os participantes puderam retemperar forças para a parte final do 1º dia de travessia. Ao longo do percurso foram prestadas informações e explicações sobre o que se pretende em termos de sinalização e de marcação, assim como, se mostraram a todos os presentes as várias alusões a Santiago durante a primeira parte do trajeto, tais como, a vieira na Fonte da Feteira nas imediações de Alpalhão, o Largo de S.Tiago em Alpalhão, a imagem do Santiago Peregrino na igreja da Misericórdia também nesta freguesia, a vieira nas fachadas das igrejas, entre outras. O primeiro dia de atividade culminou com um almoço convívio “trás o teu e come de todos!” na Ermida de Santo António em Nisa.
O 2º dia de percurso amanheceu com as primeiras chuvas de Outono, amaciando o terreno e tornando a jornada mais fresca em oposição ao sol e aos 30 graus do dia anterior. Percorreram-se, entre o Largo da Fonte da Cruz em Nisa e a ponte sobre o rio Tejo em Vila Velha de Ródão, 20,5 km. O reabastecimento teve lugar na aldeia do Pé da Serra, onde não faltou café quente e bolos, gentileza de uma das participantes! Realizou-se um almoço volante junto à E.N.18, nas imediações da Portela do Atalho. A parte final do 2º dia de percurso revelou-se de uma beleza particular, com uma perspetiva muito bonita sobre o rio Tejo e as Portas de Ródão. Nesta 2ª jornada de caminhada, todos os participantes puderam também testemunhar algumas referências à presença de Santiago Maior, tais como, mais algumas vieiras em edifícios religiosos, a rua de S.Tiago e a localização da Porta de S.Tiago em Nisa, as ruínas da igreja de Santiago nas proximidades da Ermida de Nossa Senhora da Graça, entre outras.
Em jeito de balanço, deu para perceber que, tanto a sul como a norte do concelho de Nisa, os trabalhos de sinalização e de marcação do Caminho se encontram bem encaminhados, situação que, a curto médio prazo, irá contribuir para a melhoria da orientação de todos os peregrinos que atravessem o Caminho Português do Interior! A Inijovem, através da sua Secção de Caminheiros, agradece a presença de todos os participantes, assim como a colaboração do Sport Nisa e Benfica, do Grupo de Bombos de Nisa e da Sociedade Musical Nisense.

Texto: Sérgio Cebola
Fotos: António Carrasco e Carlos Matos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Inijovem organiza a Caminhada do “Caminho de Santiago no Concelho de Nisa”

A Inijovem e a Secção de Caminheiros da Associação vai organizar a Inicaminhada “Caminho de Santiago no Concelho de Nisa” nos dias 22 e 23 de Setembro de 2012.
Programa previsto:
Dia 22 de Setembro (sábado);
07h45: Concentração junto à sede da INIJOVEM;
08h00: saída para o local de início do percurso em viaturas da Organização (passadeiras da Ribeira de Sor/Alpalhão);
09h00: Início do percurso;
14h00: Chegada à Ermida de S. António em Nisa/fim da 1ª jornada de Caminho, Almoço convívio “leva o teu e come de todos".
 
Dia 23 de Setembro (domingo)
08h30: Concentração junto à Ermida de Santo António em Nisa;
09h00: Inicio do percurso;
12h00: Almoço volante no Monte dos Barreiros "leva o teu e come de todos";
13h00: Reinício do percurso;
15h00: Chegada à ponte sobre o rio Tejo (V.V. Ródão) /fim do 2º dia de jornada;
- Regresso a Nisa em viaturas da Organização;
- Distância prevista: (1º dia) 16 km em travessia / (2º dia) 18 km em travessia;
- Grau de Dificuldade: Médio;
 
1º dia Percurso: Passadeiras da Ribeira de Sor (sentido Vale do Peso/Alpalhão) - Alpalhão - Poço Janeiro - E.N.18 - Casa dos Cantoneiros - antigo caminho Alpalhão/Nisa - Ermida de S. António/Nisa;
 
2º dia Percurso: Ermida de S. António - Nisa - E.M. 526 - Porto das Carretas - Pé da Serra - Monte Cimeiro - Monte dos Barreiros - travessia da E.N.18 - Portela do Atalho - Quinta da Corga - rio Tejo (Ponte/V.V. Ródão).
 
Tipo de Percurso: Em travessia, de pequena rota, que ocorrerá por caminhos de terra batida com passagens ocasionais por troços de asfalto;
 
[Ficha de Inscrição]        [Autorização de Menores]
Paisagens que pode ver durante o percurso