Rota do Contrabando

Percurso pedestre entre Montalvão e Cedillo, pelo Rio Sever.

Convívios de Pesca Desportiva

Realização e participação de convívios de Pesca Desportiva.

Passeios e Provas de BTT

Organização e participação em provas e passeios de BTT.

Torneios de Matraquilhos

Torneios Desportivos Diversos (sueca, dardos, matraquilhos entre outros.

Torneios de Ténis de Mesa

Realização e participação em torneios.

Andebol

Participação no campeonato de Andebol.

Torneio de Matraquilhos Humanos

Realização de torneios desportivos.

Trail de Nisa

Trail Running Vila de Nisa.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

II Prova de Jangadas Artesanais da INIJOVEM

7º Convívio de Pesca Desportiva Inter-Sócios da INIJOVEM

Assistir ao solístico do Verão, entre o romper da aurora e o nascer do sol

A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, organizou, na madrugada do dia 24 de Junho de 2012, uma iniciativa inédita no concelho de Nisa: deu as boas vindas ao solístico de verão e assistiu ao romper da aurora e ao nascer do sol no ponto mais alto do concelho, o cume da Serra de S. Miguel!
O solstício de verão ocorre no final do mês de Junho, precisamente quando o sol atinge o seu ponto mais a norte do equador, poucos minutos antes de aparecer no horizonte! Foram 35 os caminheiros que aceitaram com determinação e coragem, participar neste inédito desafio! A verdade é que não deram por mal empregue o tempo despendido, pois foi um momento único e privilegiado assistir ao nascimento do astro rei no miradouro, por excelência, do concelho de Nisa!
A concentração dos participantes ocorreu às 04h00 da manhã na aldeia do Pé da Serra e 30 minutos depois deu-se início à caminhada e à ascensão ao alto da Serra de S. Miguel pelo caminho do Monte Cimeiro, sempre pela PR5: À Descoberta de S. Miguel. Já perto do cume e com o “penouco” no horizonte visual, teve lugar o romper da aurora, com o dia a querer nascer, momento que antecipou o nascer do sol!
Pouco depois das 05h30 da manhã e já no alto da Serra, todos os participantes se posicionaram estrategicamente e se prepararam para saudar o nascimento do sol e dar as boas vindas ao solstício do Verão! Precisamente às 06h05 da manhã, perto do céu e em comunhão com a natureza, saudou-se o nascimento astro-rei, contemplando-o na sua plenitude! Viveram-se momentos de pura contemplação, que proporcionaram fotografias fantásticas para recordar para a posteridade!
Depois de saudado o nascimento do sol, tempo para reconfortar o estômago com um pequeno-almoço volante e madrugador, composto por café quente e bolos secos. Já perto das 07h00 da manhã deu-se início à descida da Serra até à Vinagra. A parte final da caminhada até á Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres ocorreu pelo Porto das Carretas, percurso de particular beleza!
Cerca das 09h00 da manhã e já no Largo da Ermida, começaram os preparativos da sardinhada com que culminou esta iniciativa, assinalando-se também o dia de S. João. Foi uma manhã de salutar convívio entre todos os que quiseram participar nesta madrugadora aventura pedestre! Houve muita música ambiente e tempo ainda para visitar a Ermida de Nossa Senhora da Graça.
A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, agradece a colaboração e participação de todos os caminheiros e saúda de forma especial a participação do Grupo de Caminheiros de Castelo de Vide “Gatos Estafados”! Agradece de igual modo à Paróquia de Nisa pela cedência das instalações de apoio à Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres.
Informa ainda a Secção de Caminheiros que, por questões de logística, a caminhada noturna prevista para a noite de 7 de Julho, será alterada para a lua cheia de Agosto, em princípio para a noite de 3 de Agosto, informação que será confirmada oportunamente. Até lá boas caminhadas a todos!

Texto: Sérgio Cebola
Fotos: António Carrasco e Sérgio Cebola

sábado, 16 de junho de 2012

Torneio Ténis de Mesa 2012

No passado domingo, no dia 10/06/2012 a Inijovem realizou o “Torneio Ténis de Mesa 2012”, no pavilhão Desportivo de Nisa. A mesma teve alguma afluência de jovens que têm o gosto pelo Ténis de Mesa, realizando assim dois torneios. O torneio de Sénior teve seis participantes e no torneio Sub14 contou com dez participantes. Para a Inijovem foi um orgulho continuar a realizar estes tipos de torneios com a presença de mais jovens. Um agradecimento à Câmara Municipal de Nisa pela cedência do pavilhão e a todos os participantes. Para o ano o objetivo é realizar um mini torneio com outras associações para que os jovens tenham mais competição e promover o gosto pelo Ténis de Mesa.

Classificação torneio de Sénior
Vítor Massa, Paulo Pedro, Alexandre Carvalho
Alexandre Reizinho
José Marchão
Rui Franco

Classificação torneio Sub 14
Francisco Pedro
Miguel Cardoso
Daniel Dias
Carolina Marchão
David Mendes
Bruno Neto
Rodrigo Miguéns
Rodrigo Marchão
José Ribeirinho
10º Catarina
Torneio Ténis de Mesa INIJOVEM_07 Torneio Ténis de Mesa INIJOVEM_08

quarta-feira, 13 de junho de 2012

I Passeio de Canoagem da INIJOVEM

A INIJOVEM vai organizar o seu primeiro passeio de canoagem, no próximo dia 23 de Junho, entre a Barragem de Cedillo e as Portas de Rodão em Vila Velha de Ródão.

Programa:
- 08h00:
Concentração em Nisa (Sede INIJOVEM);
- 09h00: Início do passeio na Barragem de Cedillo;
- 11h00: Reabastecimento;
- 14h00: Chegada prevista às Portas de Rodão;
- 14h30: Almoço-convívio facultativo (Não incluído no preço do passeio).
Os principais pontos de interesse para observar no percurso são, Barragem de Cedillo, Cachão de S. Simão (Núcleo de Gravuras Rupestres), Cachão do Algarve, Lomba da Barca, Fisga do Tejo, Foz da Ribeira do Fivelo, Vila Velha de Ródão, Portas de Ródão (Monumento Natural). A destacar o possível avistamento de algumas aves que nidificam ao longo do rio tais como o Grifo, o Abutre do Egipto, o Abutre negro, a Cegonha negra e a Garça real.
Nota:
A data limite de inscrição é em 21 de Junho (5ª feira).
A INIJOVEM apenas assegura o transporte para as 24 primeiras inscrições.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Assistir ao Solstício de Verão entre o Romper da Aurora e o Nascer do Sol

A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, prepara-se para organizar uma iniciativa inédita no concelho de Nisa, no respeitante a passeios pedestres: dar as boas vindas ao solstício de verão assistindo ao romper da aurora e ao nascer do sol no ponto mais alto do concelho, o cume da Serra de S. Miguel!
A data escolhida será o início da madrugada do próximo dia 24 de Junho de 2012! O solstício de verão ocorre no final do mês de Junho, precisamente quando o sol atinge o seu ponto mais a norte do equador, poucos minutos antes de aparecer no horizonte, dando as boas vindas ao começo do verão, tendo sido, por isso, escolhida a madrugada do dia mais próximo desse acontecimento!
A INIJOVEM propõe, desta forma, aos seus associados uma oportunidade e experiência únicas para desfrutarem desta visão no ponto mais alto da Serra de S. Miguel. Para lá chegar o percurso começa no Pé da Serra, 2 horas antes da hora prevista para o nascer do sol, às 04h00 da manhã. Pelo escuro da madrugada terá lugar a ascensão ao cume da serra pelo caminho do Monte Cimeiro (será imprescindível o uso de lanterna ou de frontal, com recargas), à medida que o dia começa a clarear no horizonte.
Às 06h00 da manhã e já no ponto combinado, perto do céu e em comunhão com a natureza, saudaremos o astro-rei, contemplando-o na sua plenitude e dando as boas vindas ao verão!
Às 07h00 será servido um pequeno-almoço volante a todos os participantes, composto por massa frita e café. A atividade culminará com um almoço convívio, que terá como ementa uma sardinhada na sede do C.R.C. “Os Amigos do Pé da Serra”, como forma de assinalar também a Quadra Festiva do S. João!
Todos os sócios que quiserem tomar parte nesta experiência e aventura únicas, deverão inscrever-se, através das modalidades habituais, até ao próximo dia 21 de Junho de 2012. Para mais informações sobre o programa deverá ser consultada a Ficha de Inscrição.
A Secção de Caminheiros
Monte Cimeiro Serra S Miguel
Serra S Miguel Serra S Miguel
Serra S Miguel Serra S Miguel

quarta-feira, 6 de junho de 2012

INIJOVEM organiza o Torneio de Ténis de Mesa 2012