Blogger templates

Passeio de Canoagem
Equipa de Andebol
Sede Social
Rota do Contrabando
Passeio de Canoagem
Equipa de Trail Running
Rota do Contrabando
Arraial da INIJOVEM
Gira-vólei

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Assistir ao solístico do Verão, entre o romper da aurora e o nascer do sol

A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, organizou, na madrugada do dia 24 de Junho de 2012, uma iniciativa inédita no concelho de Nisa: deu as boas vindas ao solístico de verão e assistiu ao romper da aurora e ao nascer do sol no ponto mais alto do concelho, o cume da Serra de S. Miguel!
O solstício de verão ocorre no final do mês de Junho, precisamente quando o sol atinge o seu ponto mais a norte do equador, poucos minutos antes de aparecer no horizonte! Foram 35 os caminheiros que aceitaram com determinação e coragem, participar neste inédito desafio! A verdade é que não deram por mal empregue o tempo despendido, pois foi um momento único e privilegiado assistir ao nascimento do astro rei no miradouro, por excelência, do concelho de Nisa!
A concentração dos participantes ocorreu às 04h00 da manhã na aldeia do Pé da Serra e 30 minutos depois deu-se início à caminhada e à ascensão ao alto da Serra de S. Miguel pelo caminho do Monte Cimeiro, sempre pela PR5: À Descoberta de S. Miguel. Já perto do cume e com o “penouco” no horizonte visual, teve lugar o romper da aurora, com o dia a querer nascer, momento que antecipou o nascer do sol!
Pouco depois das 05h30 da manhã e já no alto da Serra, todos os participantes se posicionaram estrategicamente e se prepararam para saudar o nascimento do sol e dar as boas vindas ao solstício do Verão! Precisamente às 06h05 da manhã, perto do céu e em comunhão com a natureza, saudou-se o nascimento astro-rei, contemplando-o na sua plenitude! Viveram-se momentos de pura contemplação, que proporcionaram fotografias fantásticas para recordar para a posteridade!
Depois de saudado o nascimento do sol, tempo para reconfortar o estômago com um pequeno-almoço volante e madrugador, composto por café quente e bolos secos. Já perto das 07h00 da manhã deu-se início à descida da Serra até à Vinagra. A parte final da caminhada até á Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres ocorreu pelo Porto das Carretas, percurso de particular beleza!
Cerca das 09h00 da manhã e já no Largo da Ermida, começaram os preparativos da sardinhada com que culminou esta iniciativa, assinalando-se também o dia de S. João. Foi uma manhã de salutar convívio entre todos os que quiseram participar nesta madrugadora aventura pedestre! Houve muita música ambiente e tempo ainda para visitar a Ermida de Nossa Senhora da Graça.
A INIJOVEM, através da sua Secção de Caminheiros, agradece a colaboração e participação de todos os caminheiros e saúda de forma especial a participação do Grupo de Caminheiros de Castelo de Vide “Gatos Estafados”! Agradece de igual modo à Paróquia de Nisa pela cedência das instalações de apoio à Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres.
Informa ainda a Secção de Caminheiros que, por questões de logística, a caminhada noturna prevista para a noite de 7 de Julho, será alterada para a lua cheia de Agosto, em princípio para a noite de 3 de Agosto, informação que será confirmada oportunamente. Até lá boas caminhadas a todos!

Texto: Sérgio Cebola
Fotos: António Carrasco e Sérgio Cebola

Sem comentários:

Enviar um comentário