Rota do Contrabando

Percurso pedestre entre Montalvão e Cedillo, pelo Rio Sever.

Convívios de Pesca Desportiva

Realização e participação de convívios de Pesca Desportiva.

Passeios e Provas de BTT

Organização e participação em provas e passeios de BTT.

Torneios de Matraquilhos

Torneios Desportivos Diversos (sueca, dardos, matraquilhos entre outros.

Torneios de Ténis de Mesa

Realização e participação em torneios.

Andebol

Participação no campeonato de Andebol.

Torneio de Matraquilhos Humanos

Realização de torneios desportivos.

Trail de Nisa

Trail Running Vila de Nisa.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Apelo aos sócios!

Realizou-se na passada 6ª feira, dia 25 de Novembro, uma reunião da Assembleia Geral (AG) da INIJOVEM, com vários assuntos importantes na ordem de trabalhos, tais como, a alteração do Regulamento Interno Geral e dos Estatutos e a eleição e tomada de posse dos Órgãos Sociais para o biénio de 2012-2013, entre outros. Não concorreu nenhuma lista aos Órgãos Sociais para o biénio de 2012-2013, pese embora a ampla e atempada divulgação da convocatória para este efeito. Como tive ocasião de frisar durante a reunião da AG, a situação ocorrida não me surpreende, pois para além de já se ter verificado no último ato eleitoral em 2009, onde só à 2ª convocatória foram eleitos os Órgãos Sociais agora cessantes, trata-se também de uma situação recorrente no associativismo em geral. Mas não sendo caso inédito, é, no entanto, profundamente lamentável que numa Associação com quase 15 anos de intensa atividade, com alguns compromissos importantes assumidos e com mais de 600 sócios, não se tenham conseguido mobilizar, pelo menos 15 associados, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido. È também profundamente lamentável a fraca mobilização dos sócios na última reunião da Assembleia Geral, nomeadamente, de antigos dirigentes e sócios fundadores que, num momento importante em que estava (e está…) em causa o futuro da colectividade, tenham demonstrado tamanha indiferença! É lamentável e preocupante! Toda esta situação não deixa também de configurar um contra-senso, quando os sócios já deram provas, por diversas vezes, da sua enorme capacidade de mobilização no apoio incondicional à organização e realização de diversas atividades. Convoquei já uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 29 de Dezembro, pelo que exorto fortemente e uma vez mais a todos os sócios que se mobilizem e apresentem listas a sufrágio, porque se tal não acontecer, daqui por 2 meses, estaremos, muito provavelmente, a discutir e a questionar se continua a fazer sentido a existência da INIJOVEM! Pela parte que me toca existem razões de sobra para que esta colectividade viva por muitos e longos anos, pese embora o atual vazio diretivo! Está na mão dos sócios inverter o rumo dos acontecimentos!

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral,
Sérgio Nascimento Ribeirinho Cebola

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Trilhos das Jans em Amieira do Tejo

Decorreu com assinalável sucesso mais uma caminhada promovida pela INIJOVEM no concelho de Nisa. Desta feita foi escolhido o percurso pedestre PR1: Trilhos das Jans em Amieira do Tejo e Vila Flor. Trata-se de um dos oito percursos que se encontra devidamente sinalizado e homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, cuja entidade promotora é o Município de Nisa.
A concentração teve lugar junto ao castelo de Amieira do Tejo, pelas 08h30, onde todos os caminheiros passaram pelo secretariado para confirmar as suas inscrições e levantar a documentação alusiva ao passeio. Às 08h50 teve lugar o habitual briefing de boas vindas e a apresentação da atividade. Às 09h00 a caminhada teve inicio, seguindo pela alternativa Vila Flor, onde todos puderam contemplar as ruínas da antiga igreja e o novo santuário implantando no mesmo local. Daqui o passeio começou a tomar, aos poucos, a direção do rio Tejo, outro dos pontos de interesse desta caminhada. No segundo painel informativo (miradouro) efetuou-se nova paragem para contemplação da paisagem envolvente, com destaque para o serpentear da Ribeira do Figueiró já muito perto da sua foz, apresentando já um significativo caudal, fruto das primeiras (e tardias…) chuvas outonais. O primeiro reabastecimento ocorreu a seguir à Vinha da Ordem, junto a mais um painel informativo do percurso, no inicio da descida para o Tejo. Aqui foi distribuída fruta e água, aproveitando um grupo de caminheiros de Nisa para realizar o seu próprio reabastecimento com enchidos regionais e bom vinho, que partilharam com os demais, exaltando uma máxima muito utilizada na travessia do Caminho de Santiago, a qual refere que “Com pão e vinho se faz o Caminho!”. Este local é também, sem dúvida, um miradouro por excelência, sobre a barragem do Fratel, rio Tejo e linha ferroviária da beira baixa! Após a descida para o rio, os caminheiros seguiram por um trilho ao encontro do Muro da Sirga, que em tempos idos, foi usado para puxar as embarcações Tejo acima com uma corda ou sirga, como era designada. Muro de pedra muito bem conservado e recentemente alvo de recuperação pela Junta de Freguesia de Amieira do Tejo, ocorre ao longo de cerca de 3 km, paralelo ao rio, tornando-o de facto um dos pontos de maior beleza deste percurso. Durante a travessia do Muro de Sirga assistiu-se à passagem do comboio da linha da Beira Baixa e mais adiante contemplou-se a Foz do Rio Ocreza no local preciso onde este entra no Tejo. Chegados à Barca da Amieira tempo para o segundo reabastecimento e para reagrupar. A parte final do passeio ocorreu pelo caminho da Rainha Santa Isabel, aludindo à passagem que por ali se realizou do seu cortejo fúnebre em direção a Coimbra. A caminhada terminou às 13h00 junto à Sociedade Educativa Amieirense, onde decorreu a chamada “3ª parte” desta atividade com um almoço convívio composto por caldo verde, churrascada mista regada a rigor e com castanha assada de sobremesa. Durante o repasto confraternizou-se, trocaram-se experiências e combinaram-se próximas iniciativas! Aqui fica o registo da atividade que encerra o calendário pedestrianista da INIJOVEM para 2011, com a promessa de realização de mais passeios, até lá…boas caminhadas a todos!

Texto: Sérgio Cebola

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

1º Passeio Fotográfico da INIJOVEM

A INIJOVEM, vai organizar o 1º passeio fotográfico, que se realiza nos dias 19 e 20 de Novembro e está integrado na Semana INIJOVEM que decorre de 13 a 20 de Novembro.
Promover, Disfrutar e Passear serão as palavras de ordem!
"Bridge, Reflex, Compacta, Ultra-Compacta e Analógica, seja qual for o tipo da tua máquina fotográfica o importante é o foco do teu olhar.
Mais do que um simples passeio, é uma descoberta de ti mesmo enquanto observador. Olha à tua volta. Define metas. Traça objectivos. No fim, verás que um pormenor é mais importante que um todo."
19 de Novembro - Sábado
11h00:
Ponto de encontro na Associação para o Desenvolvimento Local de Nisa.
Apresentação do percurso e pontos de interesse do passeio, Conversa sobre fotografia digital para amadores e novas técnicas utlizadas.
13h00: Almoço em local a definir pelos participantes.
15h00: O Património e as gentes de Nisa; As ruas apertadas onde quase nos perdemos são imagens de marca do centro histórico de Nisa, permitindo um olhar atento dos fotógrafos interessados no património histórico.
17h00: Pôr do Sol; Nas portas de Montalvão presenciamos na 1ª pessoa como a diferente posição do sol atua e influência um determinado local com potencial fotográfico.
20h00: Jantar em local a definir pelos participantes.
22h00: Fotografia Noturna "Brincar com as luzes", Desenhar imagens com a luz.
 
20 de Novembro - Domingo
06h30:
Ponto de encontro na praça da República de Nisa.
07h00: Nascer do Sol nas Portas de Ródão; A paisagem das Portas de Ródão é espetacular, uma barreira natural que o Rio Tejo encontra uns Km após a sua entrada em Portugal.
09h00: Fotografia de Natureza na freguesia de Santana O rio Tejo, o pego das portas, o conhal, a serra de S. Miguel, os fornos comunitários e as pessoas fazem de Santana um local único, (Os participantes podem realizar um Passeio de barco no rio Tejo, com a duração de 3 horas. Esta é uma atividade opcional que tem um custo de 10 euros por pessoa.
13h00: Almoço pic-nic na freguesia de Santana.
15h00: Análise e Seleção dos trabalhos na Associação para o Desenvolvimento Local de Nisa.
 
Informações:
Email: inijovem@gmail.com